Sucesso como Claudinho, em “Êta Mundo Bom!” (2016), Xande Valois não estará na continuação da novela, “Êta Mundo Melhor!”, apesar de já ter acertado sua participação com a Globo. A decisão surpreendeu até a família do ator, de 20 anos, que acusa a emissora de retaliação.
Chris Mattos, mãe de Xande, afirma que o filho sofre uma espécie de boicote desde que ela rompeu contrato com uma antiga agência que o representava quando ele ainda era menor de idade e o garoto, através dela, acabou sendo processado. “A Globo faz vistas grossas para os abusos dessa agência, entregou documentos confidenciais do Xande para que eles nos processassem e ele teve até a conta bancária bloqueada. Tentei resolver com a Globo, mas depois disso, sempre de forma sutil, eles foram impedindo e minando o trabalho do Xande”, disse Chris à coluna.
Ainda de acordo com a mãe do ator, Xande foi contratado fixo entre janeiro de 2017 e agosto de 2020 sempre fazendo pequenas participações e alguns testes, mas que tudo mudou após a pandemia. “Com a entrada do Chico Accioly (diretor artístico de elenco da Globo) que essa perseguição começou a ficar de uma forma muito mais escancarada”, acusa a mãe do ator, que se destacou ainda na série “Se Fechar Os Olhos Agora (2018)”.
Segundo ela, Xande já havia negociado diretamente com a diretora artística Amora Mautner os termos de cachê e contrato para a nova trama das seis. Tudo estava encaminhado quando a Globo avisou que ele não interpretaria mais Claudinho. Chris alega que a decisão foi motivada pelo rompimento com a agência, que mantém parceria com a emissora.
A coluna teve o aos 60 primeiros capítulos de “Êta Mundo Melhor!” e constatou que Claudinho não aparece em nenhuma cena até agora. O personagem é apenas citado por seu pai, Araújo (Flávio Tolezani) e a mulher dele, Olga (Maria Carol), que comentam sobre o tratamento do agora rapaz no exterior. Eles chegam a comemorar os avanços que permitiram a Claudinho voltar a andar. Porém, em determinado momento, Araújo enfrenta dificuldades financeiras para bancar o tratamento, e o rapaz volta a usar cadeira de rodas.
Não há confirmação oficial se Claudinho retornará à trama em algum ponto ou se seguirá apenas como uma lembrança. Procurada, a Globo informa que a acusação da mãe do ator não procede. “Não há ator escalado para o papel, uma vez que o personagem Claudio não aparecerá na trama, será apenas mencionado nos diálogos”, disse em nota a Central Globo de Comunicação.
Enquanto isso, Xande segue fora das produções da Globo, mesmo após anos de carreira e reconhecimento por seu talento.