Boa notícia para quem deseja ingressar em um cargo público via concursos federais! A Câmara dos Deputados aprovou, nesta quarta-feira (21), o projeto que reestrutura carreiras e reajusta os vencimentos de servidores do Poder Executivo.

Wey Alves/Metrópoles
Com a aprovação, o texto segue para votação no Senado Federal. Ele foi enviado pelo governo federal em abril de 2025 e e tramitou em regime de urgência constitucional. Dentre os principais tópicos do texto, estão:
- a criação as carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa e de Fiscalização da Comissão de Valores Mobiliários;
- reajuste dos salários de servidores e de empregados públicos da istração direta, autárquica e fundacional do Poder Executivo Federal;
- reajuste da remuneração de cargos em comissão, de funções de confiança e de gratificações do Poder Executivo Federal;
- transformação de cargos efetivos vagos em outros cargos efetivos, em cargos em comissão e em funções de confiança.
De acordo com o governo, de novas carreiras e as transformações de cargos não geram impacto no Orçamento, já que dependem de regulamentação específica por carreira ou órgão por meio de decreto. É importante destacar que as carreiras de Desenvolvimento Socioeconômico, de Desenvolvimento das Políticas de Justiça e Defesa estarão no Concurso Nacional Unificados, que é um dos principais concursos federais dos últimos anos.
Os impactos referentes aos reajustes e reestruturações de carreira contemplam 38 acordos fechados pelo governo com diversas categorias em 2024. Segundo o texto, as remunerações e salários dos servidores e empregados públicos federais terão reajuste salarial em duas etapas, a última em 1º de abril de 2026.
Concursos federais – INSS adere ao Concurso Nacional Unificado 2025
A realização da segunda edição do Concurso Nacional Unificado está confirmada para 2025 e a principal adesão ao certame foi do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS)!
O MGI confirmou, neste 20 de maio, que o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) aderiu à seleção e deve ofertar 300 vagas para o cargo de Analista do Seguro Social. O cargo exige nível superior de formação e, até o momento, não há previsão de oferta de vagas para nível superior em qualquer área de formação. Serão contempladas oportunidades para, pelo menos, as seguintes especialidades:
- Serviço Social
- Psicologia
- Terapia Ocupacional
- Fisioterapia
Dessa forma, o número de órgãos participantes do CNU ou de 35 para 36 e o total de vagas ofertadas subiu de 3.352 para 3.652. As oportunidades serão segmentadas em:
- Vagas imediatas: 2.480
- Vagas previstas para autorizações em cadastro reserva: 1.172
- Total de vagas: 3.652
Resumo do CNU 2025
- Situação: edital previsto para julho de 2025
- Banca: a definir
- Vagas: 3.652
- Cargos: diversos
- Escolaridade: níveis médio e superior
- Salários iniciais: até R$ 17.890,55
- Últimos editais
- Bloco 1 – Infraestrutura, Exatas e Engenharias
- Bloco 2 – Tecnologia, Dados, e Informação
- Bloco 3 – Ambiental, Agrário e Biológicas
- Bloco 4 – Trabalho e Saúde do Servidor
- Bloco 5 – Educação, Saúde, Desenvolvimento Social e Direitos Humanos
- Bloco 6 – Setores Econômicos e Regulação
- Bloco 7 – Gestão Governamental e istração Pública
- Bloco 8 – Nível Intermediário