Ícone do site ContilNet Notícias

Após três anos em último, Acre sobe uma posição no ranking de competitividade, diz CLP 2d6746

Por MARIA FERNANDA ARIVAL, PARA CONTILNET 5o5x3r

Ruas de Rio Branco - Acre. Foto: Secom.

O Centro de Liderança Pública (CLP) divulgou o Ranking de Competitividade dos Estados edição 2021, que mostra que o Acre deixou o último lugar para assumir a posição de penúltimo, deixando Roraima no final da lista. O Ranking foi criado pelo CLP em 2011 e desde então faz diagnósticos e direcionamentos para a atuação dos líderes públicos estaduais.

“Em sua concepção atual, o ranking possibilita identificar, dentro de cada um de seus 10 pilares temáticos, quais são os pontos fortes e fracos que influenciaram a classificação final do Estado em cada um dos indicadores contemplados”, diz o CLP.

De acordo com o Ranking, São Paulo segue na primeira colocação, Santa Catarina permanece na segunda posição, Distrito Federal, na terceira e Paraná, quarta. Os três últimos colocados foram Pará, Acre e Roraima. Os destaques desta edição são Amazonas, que subiu três posições, e Piauí, que subiu seis posições.

O Acre saiu da última colocação do Ranking 2020 para a penúltima colocação na edição 2021, após permanecer três anos consecutivos no final da lista. O Estado perdeu colocações em Sustentabilidade Social e Educação (-2 posições), Solidez Fiscal (-6 posições) e Potencial de Mercado (-3 posições). Contudo, o Acre ganhou colocações em Segurança Pública (+9), Capital Humano (+1), Eficiência da Máquina Pública, Sustentabilidade Ambiental e Inovação (+2 posições em cada pilar).

Em Infraestrutura, o Acre ocupa a 26º posição; Sustentabilidade Social o Estado está na 25º posição; Solidez Fiscal, o Acre encontra-se em 20º lugar; Em Educação, Eficiência da Máquina Pública e Inovação, o Estado está na 22º colocação; Já em Capital Humano o Acre está em 12º posição; Sustentabilidade Ambiental em 24º lugar; Potencial de Mercado em 13º posição e Segurança Pública, o Acre está entre os 10 melhores colocados.

Sair da versão mobile