O jogador brasileiro Lucas “DiasLucas” fez a equipe dele, a Team Liquid, perder a sua principal patrocinadora, a Honda, ao publicar no X (antigo Twitter) a imagem de uma bomba atômica explodindo depois de ser derrotado para a CAG Osaka, do Japão, no campeonato internacional Reload, disputado no Rio de Janeiro.
Contratado para o time de Rainbow Six: Siege da Liquid em abril, DiasLucas fez um tuíte após a eliminação da equipe do torneio.
— Ganhamos da FaZe e perdemos para a poderosíssima CAG. Bola para a frente e até o próximo campeonato — escreveu o jogador brasileiro no X, em uma publicação acompanhada de um gif de uma bomba atômica explodindo.

Publicação de jogador brasileiro de esports no X após derrota para time do Japão em campeonato de Rainbow Six — Foto: Reprodução/X
O Japão sofreu ataques nucleares dos Estados Unidos, nas cidades de Hiroshima e Nagakasi, em 1945. Estima-se que entre 110 mil e 240 mil pessoas tenham sido mortas, em um episódio traumático para os japoneses e que levou à rendição daquele país na Segunda Guerra Mundial.
Assim que a publicação repercutiu negativamente, o jogador brasileiro a apagou e fez um pedido de desculpas.
— Gostaria de me desculpar sinceramente pelo post que fiz após nossa última derrota. Cometi um grande erro ao usar aquele gif e entendo que isso tenha causado desconforto a muitas pessoas. Do fundo do meu coração, não foi minha intenção fazer qualquer referência ofensiva, mas reconheço que o contexto e a escolha foram inadequados — declarou DicasLucas, informando também ter se desculpado diretamente com os integrantes do time japonês.

DiasLucas, jogador do time de Rainbow Six da Team Liquid, cumprimenta adversários da CAG Osaka, do Japão, no Reload — Foto: Saymon Sampaio/Ubisoft
Como consequência, a Honda, que é uma empresa do Japão, cancelou o patrocínio à Liquid. Não se sabe o valor do acordo, inicialmente assinado em 2019 e ampliado em 2022, mas trata-se de cifras milionárias, já que a companhia era detentora dos naming rights da divisão de League of Legends da organização.
A Liquid, que é uma organização internacional, mas que tem jogadores brasileiros no time de Rainbow Six, explicou que LucasDias fez a publicação com “conteúdo ofensivo e insensível” ao procurar um gif “a partir de palavras-chave genéricas, visando expressar como a equipe ‘explodiu’ durante a partida”.
— Ao escolher uma que refletisse a intensidade de suas emoções, não percebeu a conexão dessa imagem com um momento doloroso da história do Japão. Acreditamos que não houve intenção maliciosa, mas uma falha de avaliação muito série e falta de sensibilidade — sustentou a Liquid, em um comunicado.
— Imediatamente após a publicação, Lucas tomou a iniciativa de pedir desculpas aos jogadores da CAG por qualquer ofensa causada. Os jogadores da CAG ouviram e aceitaram o pedido de desculpas com elegância e compreensão e expressaram que viram o ocorrido como um erro, e não como um insulto deliberado. Embora isso não desfaça o impacto da postagem, acreditamos que reflete a sinceridade de Lucas sobre o erro, assim como seu arrependimento e seu caráter. Se tivéssemos identificado uma intenção maliciosa ou preconceituosa, ele seria removido da equipe.

DiasLucas, jogador do time de Rainbow Six da Team Liquid, no torneio Reload, de Rainbow Six, no Rio de Janeiro — Foto: João Ferreira/Ubisoft
Embora tenha decidido não demitir o brasileiro, a organização o multou em valor equivalente a quatro meses de salário. Ele ainda deverá ar por um treinamento de mídia e sensibilização. Todos os jogadores e treinadores do clube também arão por treinamentos de requalificação.
Conforme o comunicado, os jogadores da equipe ainda se comprometeram a doar integralmente os prêmios conquistados no campeonato para uma instituição de caridade, “como gesto de responsabilidade e boa vontade”.
A CAG surpreendeu e chegou à final do Reload, mas perdeu o título para a brasileira FURIA. É mais uma conquista brasileira no jogo cujo cenário de esports é dominado por representantes do Brasil.