Você já entregou sua declaração do Imposto de Renda 2025? Faltam 15 dias para terminar o prazo limite, em 30 de maio. A Receita Federal espera receber 46,2 milhões de declarações – ou seja, cerca de um quinto da população terá que prestar contas ao Fisco neste ano.
No Ponto Final CBN, Carolina Morand e Débora Freitas recebem Bianca Xavier, professora da FGV e advogada tributarista, para tirar dúvidas sobre o Imposto de Renda. Confira:
O que acontece com quem não entregar a declaração do IR dentro do prazo?
“Imagine a situação: a pessoa estava desempregada, recebeu abaixo dos valores tributáveis, mas tinha que declarar porque tinha imóvel. Nesse caso, a multa é de R$ 165 reais aproximadamente – esse é o mínimo. Se você tiver tributo a pagar, terá uma multa de 20% sobre o imposto devido, mais Selic todo mês que deixa de pagar. O máximo da multa é de 20%. Quem puder, faça a declaração no prazo, mesmo que tenha que retificar depois”, responde a especialista.
MEIs precisam declarar também como pessoa física?
“O MEI, como é um microempreendedor individual, ele é meio pessoa física e meio jurídica. Você tem que fazer, primeiro, a declaração da jurídica, para apurar qual vai ser o lucro; para, depois, trazer isso para a declaração de pessoa física. A gente precisa fazer a análise na pessoa jurídica para, depois, declarar na física”, esclarece.