A Polícia Civil do Acre prendeu nesta segunda-feira (5), em Xapuri, dois homens suspeitos de participação no furto de 29 cabeças de gado de uma propriedade rural. O crime aconteceu no dia 18 de novembro de 2024, quando o dono da fazenda, localizada na Colônia Vista Alegre, percebeu o desaparecimento de 25 bois e quatro vacas. O prejuízo estimado foi de R$70 mil.

O homem responsável contou com ajuda de menores de idade durante a ação/Foto: Reprodução
Segundo o relato da vítima, a cerca da propriedade foi cortada e os animais foram levados em direção ao Ramal da Filipinas. Após a denúncia, a polícia deu início à investigação para localizar os responsáveis e tentar recuperar o rebanho.
De acordo com as apurações, um homem identificado como J.G.M. teria organizado o roubo com a ajuda de outras pessoas, entre elas adolescentes. O gado foi inicialmente escondido em uma fazenda vizinha e, em seguida, transportado em um caminhão para uma outra propriedade localizada às margens da BR-317, no município de Brasileia. O local pertence a um homem conhecido como “Batok”.
Com as informações reunidas ao longo da investigação, J.G.M. foi acusado formalmente pelos crimes de roubo de gado, participação em grupo criminoso com menores de idade e aliciamento de adolescentes para a prática de crime. Já “Batok” foi responsabilizado por receber os animais roubados, prática que caracteriza receptação. Ele já responde a outro processo semelhante na cidade vizinha de Epitaciolândia.
O delegado Luccas Vianna, responsável pelo caso, destacou que ações como essa são fundamentais para proteger o setor agropecuário da região. “O roubo de gado prejudica diretamente os pequenos e médios produtores, e nosso trabalho é garantir que crimes desse tipo não fiquem impunes”, declarou.