Ícone do site ContilNet Notícias

Deputados pedem convocação do MPAC para discutir mortes em hospitais do interior 5b5745

Por Everton Damasceno, ContilNet 5uu30

Os deputados Edvaldo Magalhães (PCdoB), Eduardo Ribeiro (PSD) e Michelle Melo (PDT) usaram a tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), nesta quarta-feira (20), para pedir que o Ministério Público do Acre (MPAC) vá à Casa do Povo discutir as mortes registradas nos hospitais de Feijó e Cruzeiro do Sul.

Casos chegaram ao plenário da Aleac nesta quarta-feira (21)/Foto: ContilNet

O primeiro caso é o do adolescente Diogo Silva Albuquerque, de 12 anos, que se feriu enquanto andava de bicicleta no dia 11 deste mês em Feijó. Após cerca de uma semana de idas a hospitais e postos de saúde, ele morreu ao ser transferido para Cruzeiro do Sul. Segundo a mãe do jovem, o atendimento foi falho em diversos momentos.

VEJA MAIS: Menino de 12 anos morre após transferência de Feijó para Cruzeiro do Sul; confira nota da Sesacre

O segundo caso diz respeito à acreana Ana Cleide Cruz de Souza, de 39 anos, grávida de sete meses, que estava internada na Maternidade de Cruzeiro do Sul desde a última quinta-feira (15) e morreu nesta terça-feira (20) na unidade hospitalar, junto com o bebê que esperava, uma menina.

ENTENDA O CASO: Grávida morre com bebê após dias internada e grava áudio horas antes desabafando; OUÇA

Edvaldo pediu ao presidente em exercício da Aleac, Pedro Longo, que convoque o Ministério Público do Acre (MPAC) para que compareça ao parlamento e discuta as fatalidades e a possível omissão por parte dos profissionais que atenderam as vítimas.

“Eu peço aqui, presidente, que convoque o MPAC, por meio da promotoria de Saúde, para que venha a esta casa e discuta essas situações conosco. Esta casa não pode ficar calada e se omitir diante de situações tão graves. Não pedimos nem a participação da Sesacre, mas do MPAC”, disse Edvaldo.

O deputado Eduardo Ribeiro acompanhou o discurso de Edvaldo e reforçou o pedido.

“Acompanho aqui o que disse o deputado Edvaldo e peço que a casa convoque o MPAC para discutir essa situação conosco”, acrescentou.

A deputada Michelle Melo pediu que o requerimento sobre a vinda do MPAC à Aleac seja votado o quanto antes.

“Aprovo essa iniciativa do deputado Edvaldo e peço que, além do MPAC, o secretário da Sesacre também venha a essa casa prestar esclarecimentos”, finalizou.

Sair da versão mobile