Ícone do site ContilNet Notícias

Deputado Tadeu Hassem propõe frente parlamentar para apoio aos estudantes de medicina na Bolívia y404z

Por Ascom 4e354v

Preocupado com os desafios enfrentados por estudantes brasileiros que cursam ensino superior em medicina na Bolívia, o deputado estadual Tadeu Hassem (Republicanos) anunciou, na manhã desta quarta-feira (21), na tribuna da Assembleia Legislativa do Acre (Aleac), a criação de uma frente parlamentar destinada a defender os interesses desses acadêmicos.

Deputado Tadeu Hassem propõe frente parlamentar para apoio aos estudantes de medicina na Bolívia. Foto: Ascom

De acordo com Hassem, milhares de jovens brasileiros, especialmente acreanos, buscam formação em instituições bolivianas. “São mais de 5 mil estudantes, sendo cerca de 4 mil brasileiros, que dependem dessa formação para realizar o sonho de exercer uma profissão no Brasil”, afirmou.

O deputado explicou que a iniciativa surge em resposta às crescentes preocupações dos alunos, especialmente após a publicação da recomendação nº 001/2025 do Conselho Regional de Medicina do Acre (CRM-AC). O documento estabelece critérios mais rígidos para a realização de atividades práticas em solo brasileiro, o que tem gerado insegurança entre os estudantes de medicina formados no país vizinho.

A frente parlamentar será um canal permanente de diálogo, buscando alternativas e soluções para garantir que esses alunos não sejam prejudicados. “Vamos buscar alternativas para garantir que esses estudantes tenham seus direitos assegurados”, destacou.

Tadeu Hassem destacou ainda que a proposta também conta com o apoio de outros parlamentares, como o deputado Pablo Bregense (PSD), autor de um projeto que prevê a possibilidade de estudantes em fase de internato realizarem atividades na rede pública de saúde em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde (Sesacre).

Sair da versão mobile