Durante uma agenda no município de Careiro da Várzea (AM), a deputada estadual Joana Darc (União Brasil) se deparou com uma cena inusitada e comovente: um casal de idosos que divide a casa com cerca de 100 gatos às margens do rio. A situação foi registrada pela parlamentar em vídeo e publicada em suas redes sociais nesta semana.
“Quando reduzimos a velocidade da lancha, vimos diversos gatinhos na varanda de uma casa e fomos conhecer de perto. Dois idosos e quase 100 gatos vivendo juntos. Eles são pessoas que amam os animais e fazem tudo ao alcance deles”, escreveu Joana Darc na legenda da publicação.
Um casal de idosos que divide a casa com cerca de 100 gatos às margens do rio / Reprodução
A deputada, que é veterinária e ativista da causa animal, relatou que os felinos vivem sem castração, com pouca comida e em uma área de risco devido à cheia do rio. Segundo ela, a alimentação dos gatos depende, em grande parte, da pesca feita por seu Raimundo, um dos idosos que vivem no local. “A comida é escassa e não tem para todos. Muitos já foram comidos por jacaré”, alertou.
Sensibilizada com a situação, Joana Darc prometeu montar uma força-tarefa para realizar a castração dos animais e mobilizar a população para adoções. “Esses animais precisam de ajuda. Adote um gatinho diretamente do Careiro da Várzea!”, apelou.
Esses animais precisam de ajuda. Adote um gatinho diretamente do Careiro da Várzea!”, apelou / Reprodução
A deputada também pediu o compartilhamento do vídeo nas redes sociais para ampliar o alcance da campanha de adoção e angariar apoio para o casal e os animais. A publicação emocionou internautas, que elogiaram a iniciativa e reforçaram o apelo por ajuda aos gatos ribeirinhos.