Alerta! leitos de UTIs adulto e infantil operam no limite na capital acreana; veja situação

A superlotação das UTIs infantis é atribuída ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave

O sistema de saúde de Rio Branco enfrenta uma situação crítica com a ocupação quase que total dos leitos de Unidade de Terapia Intensiva (UTI) nos principais hospitais da capital. Dados recentes do Observatório em Saúde da Secretaria de Estado de Saúde do Acre (Sesacre) indicam que no Hospital Santa Juliana, todos os 20 leitos de UTI adulto estão em uso.

A pediatria não está em melhor situação. O Hospital da Criança, referência no atendimento infantil, conta com apenas um leito de UTI disponível, com 19 dos 20 leitos ocupados. Além disso, 93,3% dos leitos de enfermaria e 80% das Unidades de Cuidados Intermediários (UCI) pediátricas estão ocupados, evidenciando a pressão sobre o atendimento infantil.

No Hospital da Criança, há apenas um leito de UTI disponível/ Foto: Reprodução

A situação é igualmente preocupante no interior, com o Hospital Regional do Juruá, em Cruzeiro do Sul, tendo 8 dos 10 leitos de UTI ocupados.

Na fundação Hospitalar, na capital acreana, a situação é um pouco menos preocupante, pois 11 dos 18 leitos estão sendo ocupados, restando 7 livres. Não foram divulgados dados sobre os leitos do Pronto-Socorro de Rio Branco, que somente essa semana teve um total de 284 internações, segundo o .

A superlotação das UTIs infantis é atribuída ao aumento de casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), impulsionado pela circulação de vírus como o Influenza A e o Vírus Sincicial Respiratório (VSR), além de um número elevado de politraumas decorrentes de acidentes de trânsito. O secretário de Saúde, Pedro Pascoal, destacou que a maioria das internações em UTIs está relacionada a essas causas, ressaltando a necessidade de medidas emergenciais para conter a crise.

Em resposta à situação, o governo do Acre anunciou abertura de leitos clínicos infantis no prédio do Instituto de Traumatologia e Ortopedia do Acre (Into-AC), permitindo a ampliação de leitos pediátricos. A medida visa aumentar a capacidade de atendimento e assistência em saúde da população infantil.

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.