Ícone do site ContilNet Notícias

Acre sedia encontro internacional sobre clima e florestas que vai reunir líderes de 11 países 591i4o

Por Suene Almeida, ContilNet u1r5t

Com expectativa de receber cerca de 500 participantes de 11 países, entre os dias 19 e 23 de maio, a capital Rio Branco sedia a 15ª Reunião Anual da Força-Tarefa dos Governadores para o Clima e as Florestas (GCF Task Force), organização que representa mais de um terço das florestas tropicais do planeta.

Durante entrevista coletiva realizada nesta sexta-feira (16), o governador do Acre, Gladson Camelí, que o evento é uma oportunidade para que o Estado possa firmar novos acordos voltados à economia verde e à preservação ambiental, mas destacou que os compromissos precisam sair do papel antes da COP30, marcada para o fim do ano, em Belém (PA).

O Acre foi escolhido para sediar a 15ª edição da reunião/ Foto: ContilNet

“A COP30 é o prazo, o limite, assim eu digo, para qualquer eventuais acordos que sejam de reconhecimento aos 27 milhões de amazônidas que aqui vivem. São palavras não do governador Gladson, mas de todos os governadores da Amazônia que, essa pauta levará para a COP30 e que os acordos, seja da venda de crédito carbono, de qualquer ações que sejam, têm que ser finalizados e concretizados ainda esse ano, porque senão, não terá mais justificativa no futuro médio prazo”, disse.

O governador Gladson Camelí é o atual presidente do GCF/ Foto: ContilNet

O secretário estadual de Meio Ambiente, Leonardo Carvalho, destacou a importância do evento para fortalecer o papel do Acre como referência internacional em políticas ambientais e de combate às mudanças climáticas.

“É uma oportunidade para projetar as demandas dos estados subnacionais na COP30. O Acre tem pioneirismo e tradição na aplicação de políticas de baixo carbono”, afirmou.

A programação do evento inclui reuniões técnicas, visitas de campo, oficinas, painéis temáticos e encontros bilaterais. Além de fomentar o debate ambiental, o evento também deve impulsionar a economia local. “Os hotéis estão cheios, os restaurantes movimentados. Isso mostra que o Acre está preparado para sediar eventos dessa magnitude”, ressaltou o secretário.

A definição do Acre como sede do evento aconteceu durante o 13º encontro anual do GCF, que aconteceu na cidade de Mérida, no México, em 2023.

Sair da versão mobile