Uma operação realizada na manhã desta segunda-feira, 28, pelo Grupo de Intervenção Rápida e Ostensiva (GIRO) do 5º Batalhão da Polícia Militar resultou na prisão de dois integrantes do Primeiro Comando da Capital (PCC) e na apreensão de drogas, armas, munições e dinheiro em Epitaciolândia, no Acre.
A ação foi desencadeada após o recebimento de denúncias anônimas e levantamentos realizados pelo serviço de inteligência da Secretaria de Justiça e Segurança Pública (Sejusp), indicando a presença de foragidos da Justiça em uma residência na vila Nary Bela Flôr, a cerca de 9 quilômetros da área urbana do município.
Por volta das 6h, as equipes chegaram ao local e avistaram um homem nos fundos da casa. Ao perceber a aproximação dos policiais, o suspeito tentou resistir, mas foi contido. Durante a revista, foi encontrada uma pistola 9mm, da marca Norinco, carregada com 15 munições. Dentro da mochila que ele carregava, os militares localizaram 131 gramas de cocaína e 234 gramas de maconha.
A varredura na residência também revelou mais 917 gramas de entorpecentes, 35 porções de maconha embaladas para venda, uma balança de precisão, munições de calibres 9mm e .38, rádios comunicadores e valores em dinheiro — tanto em real quanto em moeda boliviana.
O homem e a dona da casa foram presos em flagrante. Conforme protocolo, o suspeito foi algemado seguindo o que determina a Súmula 11 do Supremo Tribunal Federal (STF), enquanto a mulher foi conduzida sem o uso de algemas. Ambos foram levados para a Delegacia de Polícia Civil de Epitaciolândia para os procedimentos legais.