Após a repercussão de postagens ofensivas feitas por uma estudante de Medicina da Universidade Federal do Acre (Ufac), a Atlética Sinistra, entidade representativa do curso, divulgou uma nota oficial repudiando as falas da jovem.
Em uma série de publicações no X (antigo Twitter), feitas na madrugada desta quarta-feira (9), a estudante se referiu aos acreanos como “povo seboso” e afirmou que tem asco da população local. As mensagens também trazem ataques ao estado, que ela chamou de “roça”, além de outros comentários que associam beleza à não naturalidade do Acre.
Saiba mais: Estudante de Medicina da Ufac chama acreanos de povo seboso: “Odeio tanto essa roça”

Publicações feitas por estudante da Ufac no X, antigo Twitter, geraram indignação e foram classificadas como discurso de ódio/Foto: Reprodução
A Atlética reforçou que não compactua com manifestações de preconceito, discriminação ou exclusão e destacou que atitudes como essa ferem a dignidade humana e os princípios da profissão médica, como empatia e justiça social.
“A Medicina que escolhemos praticar é baseada na empatia, ciência e justiça social — e qualquer discurso contrário a esses princípios será veementemente rechaçado por esta instituição”, diz um trecho da nota.
Veja abaixo a nota completa divulgada pela Atlética Sinistra:
A Atlética Sinistra, entidade representativa dos estudantes de Medicina da UFAC, vem a público manifestar seu total repúdio a qualquer atitude, fala ou comportamento de cunho preconceituoso ao estado do Acre.
Não compactuamos com manifestações que desrespeitam a dignidade humana, promovem a exclusão ou discriminam qualquer indivíduo ou grupo com base em sua origem, etnia, condição social, cultural ou qualquer outro marcador. Acreditamos em um ambiente universitário inclusivo, plural e respeitoso, onde a diversidade é força e não motivo de ataque.
Como futuros profissionais da saúde, temos o dever ético de zelar pelo bem-estar coletivo e combater todas as formas de preconceito, dentro e fora da universidade. A Medicina que escolhemos praticar é baseada na empatia, ciência e justiça social — e qualquer discurso contrário a esses princípios será veementemente rechaçado por esta instituição.
Reforçamos nosso compromisso com a construção de uma comunidade acadêmica segura, acolhedora e livre de qualquer tipo de opressão.
Atlética Sinistra
Medicina UFAC