
FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Em um estado que busca constantemente superar desafios geográficos e econômicos, a figura de Assurbanipal Mesquita emerge como peça fundamental na transformação digital e tecnológica do Acre. À frente da Secretaria de Estado de Indústria, Ciência e Tecnologia (SEICT) desde janeiro de 2022, Mesquita tem liderado iniciativas que colocam o Acre em posição de destaque no cenário nacional de inovação.
Trajetória Profissional
Antes de assumir o comando da SEICT, Assurbanipal Mesquita construiu uma sólida carreira que o preparou para os desafios da gestão pública na área tecnológica. Foi assessor de Relações Institucionais da Federação das Indústrias do Acre (FIEAC) e um dos coordenadores do Pacex, demonstrando sua conexão com o setor produtivo acreano.
Sua experiência na istração pública começou antes, quando atuou como secretário-adjunto da Secretaria Municipal de Desenvolvimento e Gestão Urbana na gestão do ex-prefeito Marcus Alexandre. Esta trajetória multifacetada entre os setores público e privado proporcionou a Mesquita uma visão ampla sobre as necessidades e potencialidades do estado.

FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Em janeiro de 2022, foi escolhido pelo governador Gladson Cameli para liderar a SEICT, após ser indicado como nome de consenso pelos sindicatos que compõem a FIEAC, evidenciando o reconhecimento de sua capacidade técnica e articuladora.
Transformação Digital e Inclusão Tecnológica
Sob a liderança de Mesquita, o Acre tem avançado significativamente na área de transformação digital. Um dos marcos deste processo foi o reconhecimento nacional obtido pelo estado, que figura entre os três mais bem classificados na Categoria de Variação Nominal do Índice Abep-TIC de Oferta de Serviços Públicos Digitais dos Governos Estaduais e Distrital 2024.
“Pretendemos reduzir a desigualdade digital, combater o analfabetismo tecnológico, beneficiar a propriedade rural com informações que agreguem conhecimento em tecnologias modernas e aumentar a oportunidade de emprego do cidadão que vive em áreas rurais”, afirmou Mesquita ao comentar sobre a Lei nº 4.549/2025, sancionada pelo governador Gladson Cameli, que estabelece diretrizes para ações de incentivo à inclusão digital e tecnológica em áreas rurais.

FOTO: ARQUIVO PESSOAL
Esta lei, que visa promover a erradicação do analfabetismo digital, é apenas uma das iniciativas que demonstram o compromisso da gestão de Mesquita com a democratização do o à tecnologia. As diretrizes incluem promover o o gratuito, a capacitação e a formação profissional para o uso da tecnologia da informação, além de fomentar ações de fabricação digital e o engajamento do cidadão em torno da inovação.
Parcerias Estratégicas para a Inovação
Uma das marcas da istração de Assurbanipal Mesquita à frente da SEICT tem sido a busca por parcerias estratégicas que potencializem o desenvolvimento tecnológico do estado. Em 2024, a secretaria firmou uma importante parceria com a Secretaria de Estado de Educação (SEE) para elevar o perfil de inovação tecnológica, interiorizando conhecimentos em todo o estado.
“Temos o interesse em promover o avanço do conhecimento na busca da promoção de sinergias para a inovação e o enfrentamento dos desafios que podem contribuir com o desenvolvimento do estado”, destacou Mesquita durante a reunião que definiu a agenda conjunta entre as secretarias.
Esta parceria já rendeu frutos, como o evento “Viver Ciência”, que promove a divulgação científica, e o desenvolvimento de projetos de robótica por estudantes da rede pública. Além disso, foi estabelecido o Polo Digital, uma iniciativa que oferece mais de 600 opções de cursos profissionalizantes, melhorando o currículo dos alunos e ampliando suas chances no mercado de trabalho.
Outra parceria significativa foi estabelecida com a Prefeitura de Rio Branco para a implantação do Parque Tecnológico na capital. Anunciada durante o Tech Jovem Digital 2024, a iniciativa visa criar um ambiente propício para o desenvolvimento de empresas de base tecnológica.

FOTOS: ARQUIVO PESSOAL
“Foi pauta deste evento tecnológico, fórum adequado para ideias inovadoras que contam com a sensibilidade do prefeito Bocalom. Agora o município vai executar a sua principal finalidade nesta parceria com a criação do marco legal através de lei”, explicou Mesquita sobre o projeto do Parque Tecnológico.
Fomento ao Empreendedorismo Inovador
Reconhecendo a importância do empreendedorismo para o desenvolvimento tecnológico, Assurbanipal Mesquita tem liderado iniciativas que visam apoiar startups e empresas inovadoras no Acre. Um exemplo disso foi a adesão do estado ao Programa Centelha, promovido pelo Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).
“Agradecemos ao governador Gladson Cameli e à vice-governadora Mailza Assis pela visão empreendedora, assim como ao secretário de Planejamento Ricardo Brandão, à Fapac [Fundação de Apoio à Pesquisa do Estado do Acre], na pessoa do Moises Diniz, e ao governo federal, por gerar essa oportunidade à nossa população”, destacou Mesquita durante a apresentação do programa.
O Centelha oferece capacitações, recursos financeiros e outros tipos de e para transformar ideias inovadoras em negócios de sucesso, estimulando a cultura empreendedora no estado. A iniciativa representa um importante o para o fortalecimento do ecossistema de inovação acreano.
Além disso, a SEICT, sob a liderança de Mesquita, promoveu o 1º Workshop de Compras Públicas para Soluções Inovadoras, que capacitou gestores públicos para a adoção de práticas inovadoras na gestão e em compras públicas, alinhadas às novas legislações, como o Marco Legal das Startups.
“Essa consultoria apresenta propostas para o governo trabalhar utilizando a lei das startups com foco nas compras públicas inovadoras, auxiliando a resolver os problemas de forma diferenciada, fomentando a economia local, dando oportunidades para as empresas emergentes excluídas da possibilidade de contratação formal”, afirmou o secretário.
Resultados e Reconhecimento Nacional
Os esforços liderados por Assurbanipal Mesquita têm rendido frutos significativos para o Acre. Um exemplo disso é a evolução do estado no ranking de inovação digital: em 2023, o Acre ocupava a 17ª posição, mas em 2024 já figurava entre os dez estados mais evoluídos do país.
Este avanço é resultado de um trabalho contínuo e estratégico, que inclui a criação de um comitê de governança digital e o estabelecimento de um decreto de estratégia de governo digital, com metas claras para o período de 2024 a 2027.
O reconhecimento veio em forma de premiação pela Associação Brasileira de Entidades Estaduais e Públicas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Abep-TIC), quendestacou o Acre na categoria de Variação Nominal do Índice de Oferta de Serviços Digitais.
Visão de Futuro
Para Assurbanipal Mesquita, o trabalho de inovação tecnológica no Acre está apenas começando. Sua visão para o futuro inclui a consolidação do Parque Tecnológico, a ampliação dos programas de inclusão digital e o fortalecimento do ecossistema de startups no estado.
“Melhorar a performance dos serviços é muito importante. A inovação está a serviço do cidadão nesse processo”, afirma o secretário, demonstrando seu compromisso com a melhoria da qualidade de vida da população acreana através da tecnologia.
Com uma abordagem que combina visão estratégica, capacidade de articulação e conhecimento técnico, Assurbanipal Mesquita tem se firmado como um dos principais arquitetos da transformação digital e tecnológica do Acre, contribuindo decisivamente para posicionar o estado na vanguarda da inovação na região amazônica.