22 de maio de 2025

Lotado de cargos no governo Lula, Petecão ainda não anunciou se apoiará candidato do PT no Acre

Veja detalhes na coluna 'Pimenta no Reino', do jornalista Matheus Mello

O senador Sérgio Petecão é um dos políticos com o maior número de indicações em cargos do Governo Federal no Acre. Alguns, por exemplo, estão em pastas extremamente importantes, como Alessandra Ferraz na Conab e Paulo Ximenes da Superintendência da Pesca. Apesar de uma lista grande de indicados, Petecão ainda não anunciou oficialmente se estará na coligação do PT – partido do presidente Lula – no estado. 

Senador Sérgio Petecão/Foto: Juan Diaz/ContilNet

A informação foi ada pelo presidente do PT no Acre, Daniel Zen, durante entrevista ao ContilNet na última semana.

“O Petecão nós vamos esperar essa indefinição que parte dele. Uma hora ele diz que não, não sei. Vamos dar um tempo para ele se organizar. Se ele não se pronunciar, nós vamos conversar com ele. É um senador da base do presidente. Nós não vamos desconsiderar isso. É um fator que pesa, mas também depende dele”, disse. 

Flerte com a vice 

Ao que tudo indica, a prioridade de Petecão é levar o PSD para a base da candidatura da vice-governadora Mailza Assis em 2026. Já houve, inclusive, conversas entre os dois. O principal entrave são as vagas na coligação na briga pelo Senado Federal. Uma é do governador Gladson Cameli. Isso já está consolidado. A segunda, em tese, seria do senador Marcio Bittar, que disputa a reeleição e traria o PL para a chapa. Ou seja, se apoiar Mailza, Petecão não teria espaço para concorrer à reeleição nas próximas eleições.

O PSD é Lula, mas não é PT 

 Não é só Petecão que é um fiel escudeiro do presidente Lula. Todo o seu partido, o PSD, está lotado na base do Governo Federal tanto no Senado quanto no Congresso. 

Sigla líder do centrão, o PSD tem uma lista de ministros na gestão de Lula. Contudo, se isso dará apoio ao PT nas próximas eleições é outra questão. 

Enquanto isso …

O PT sabe da importância de ter o PSD na chapa. Embora o partido tenha diminuído no Acre nas eleições, ainda é uma das maiores siglas do país – elegendo o maior número de prefeitos no ano ado -. Isso garante que caso o partido de Petecão esteja na coligação, o ree dos recursos eleitorais seja em proporções bem maiores.

Basta olhar para 2024. Com o PSD na coligação, a candidatura de Marcus Alexandre recebeu uma bolada vinda do diretório nacional do partido.

Além disso, a entrada do PSD traria ainda um bom de televisão na propaganda eleitoral para uma chapa apenas com partidos pequenos de esquerda.

Chuva de números 

Chegamos em 2025. A partir de agora, vai começar a chover pesquisas de intenção de votos nas disputas pelo Governo e Senado no ano que vem. São números que vão registrar apenas o momento político específico. Números consistentes só deverão ser levados em consideração quando as chapas estiverem formadas.

Fora da realidade 

Há, por exemplo, uma pesquisa encomendada pelo PT que revela Jorge Viana disputando cara a cara o Governo com Alan Rick e a vice-governadora Mailza na última posição. O petista já declarou que vai concorrer ao Senado e Mailza vem crescendo a cada dia. Ou seja, números fora da realidade. 

Destaque! 

Apesar de ter uma base de sustentação forte na Câmara de Rio Branco, o prefeito Tião Bocalom tem duas pedras no sapato que estão se destacando: os vereadores Eber Machado (MDB) e André Kamai (PT). Os parlamentares expõem os principais gargalos da gestão e acharam nas redes sociais a ferramenta de multiplicar a disseminação desses conteúdos. 

Que pataquada! 

Chega a ser vergonhoso o teatro feito pela família Bolsonaro nesses últimos dias. O deputado federal Eduardo Bolsonaro, filho 03 do ex-presidente, que se elegeu sob a bandeira do patriotismo, na primeira oportunidade que teve de fugir para os EUA para não ser preso, abandonou a tese do nacionalismo e foi procurar colo do governo americano. Onde está o patriotismo nisso?

PUBLICIDADE

Bloqueador de anuncios detectado

Por favor, apoie-nos desativando sua extensão AdBlocker de seus navegadores para o nosso site.