O novo Boletim InfoGripe da Fiocruz, divulgado na última quinta-feira (20), aponta um aumento significativo nos casos de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG) em diversos estados do Norte e Centro-Oeste, incluindo o Acre. A tendência de crescimento foi observada nas últimas semanas, com destaque para ocorrências em crianças de até dois anos.
De acordo com a pesquisadora Tatiana Portella, da Fiocruz, o aumento pode estar relacionado ao Vírus Sincicial Respiratório (VSR), embora a confirmação laboratorial ainda seja limitada em alguns estados. No Acre, além das crianças, há indícios de crescimento de SRAG também entre jovens e adultos.

A vacinação é uma das principais formas de prevenção/ Foto: Reprodução
A Fiocruz orienta a população a adoção de medidas preventivas, como o uso de máscaras em locais fechados e evitar a exposição de crianças com sintomas gripais. A vacinação contra a Covid-19 também continua sendo uma recomendação essencial, especialmente para os grupos mais vulneráveis.
O Boletim também aponta que estados como Goiás, Mato Grosso e Pará apresentam sinais de aumento dos casos entre diferentes faixas etárias. Já entre os idosos, há uma retomada do crescimento em Roraima e Mato Grosso, enquanto Tocantins apresenta sinais de desaceleração.
No cenário nacional, os casos de SRAG continuam em crescimento no longo prazo, com 21.498 notificações em 2025. Desses, 36,3% tiveram diagnóstico confirmado para algum vírus respiratório, com destaque para o Sars-CoV-2 (Covid-19), rinovírus e vírus sincicial respiratório.