Em um discurso de mais de meia hora durante o ato de filiação da prefeita de Brasiléia, Fernanda Hassem, no Progressistas, o governador Gladson Cameli colocou o pingo nos is sobre vários assuntos, inclusive em relação a candidatura de Alysson Bestene a Prefeitura de Rio Branco, que havia sido alvo de especulações nos últimos dias, ameaçada de poder ser rifada dentro do próprio partido.

Alysson, Mailza e Gladson lado a lado no ato de filiação de Fernanda Hassem/Foto: Juan Diaz/ContilNet
Dando um aviso ao secretário de Governo, Gladson disse que não é ‘homem de mandar recado’ e voltou a dizer que seu o candidato a prefeito da capital é Alysson Bestene.
“Eu não dou autorização para falarem por mim. A minha conversa é reta. Vocês ainda vão ver muita água por debaixo da ponte. Eu só acredito que o cabra morre depois da missa do 7º dia e se eu for cutucar lá e ele tiver gelado”, disse o governador em um claro desabafo sobre os rumores da candidatura de Alysson ser rifada.
O governador disse ainda que não trabalha com especulações. “Alguém me viu falar alguma coisa”?
Data para o ultimato
Gladson aproveitou para falar que após as definições sobre a Prefeitura de Brasiléia, finalizadas com a filiação de Fernanda Hassem e Suly Guimarães, ele deve começar a definir as tratativas sobre a disputa pela Prefeitura de Rio Branco.
“Fechou o capítulo de Brasileia, como encerra agora, o dia 5 termina os prazos, eu começo o capítulo da capital. Meu candidato está aqui oh [apontando para Alysson]. Começa-se meu capítulo onde eu irei começar a falar de fato aquilo que eu penso e colocar a minha opinião para que a maioria dê e externe a sua. Porque eu acredito e confio em você [mais uma vez se dirigindo ao secretário de Governo]”.
A vice
Mais uma vez Gladson deixou claro que Mailza Assis deve mesmo ser sua candidata ao Governo em 2026. Além de rasgar elogios a vice-governadora, ao dizer que ‘agora finalmente tenho uma vice’, o governador destacou nas entrelinhas que ele será candidato ao Senado e ela disputará o cargo de governadora nas próximas eleições estaduais.
“No lugar que eu vou tu vai pro outro”, disse Cameli.
Conciliador
O governador vai precisar encarar o conciliador na confusão entre Socorro Neri e Fernanda Hassem. No ato de filiação ele foi claro: Suly Guimarães é a candidata oficial do Progressistas em Brasiléia. Porém, Cameli quer que Joelso Pontes, candidato defendido pela deputada federal, também esteja no palanque ‘abraçado com Suly’.
Defendeu a deputada
E Gladson já começou a fazer isso. Em meio ao ato de filiação de Fernanda, o governador citou o nome de Socorro como um dos nomes que querem apenas o crescimento do Progressistas.
Mudou de lado
A vice-governadora Mailza Assis, que havia defendido a candidatura de Joelso Pontes, também migrou para o lado de Fernanda e Suly. Além dela, deputados estaduais e federais também estarão no palanque dela em outubro.
Fortalecido
O que se viu no ato de filiação de Fernanda Hassem foi um mar de gente vindo de Brasiléia, declarando apoio ao grupo da prefeita. Uma coisa é certa: o Progressistas ganha muito e chega fortalecido nos pleitos de 2024 e 2026.